Florianópolis: Cidade do empreendedorismo

Florianópolis é a cidade brasileira com ambiente mais favorável para empreendedores, segundo um novo estudo divulgado nesta segunda-feira, dia 24/11/2014.


O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) foi elaborado pela filial brasileira da Endeavor, ONG sediada nos Estados Unidos com foco em empreendedorismo. Ele traça um panorama das cidades com melhores condições para quem busca empreender, ou seja, para os donos de negócios "que buscam gerar valor por meio da criação ou expansão de alguma atividade econômica, identificando ou explorando novos produtos, processos e mercados", afirmou o relatório.

Em sua primeira edição, o levantamento analisou apenas as 14 capitais brasileiras que possuem regiões metropolitanas com mais de 1% das empresas de alto crescimento do Brasil (aquelas que conseguem crescer pelo menos 20% por três anos seguidos, segundo dados do IBGE). Atualmente, há 35 mil empresas (1% do total do país) nessa categoria. Ainda assim, elas geram metade dos novos empregos, de acordo com a Endeavor.

Considerada "referência nacional de ambiente de negócios", Florianópolis lidera o ranking, seguida por São Paulo (SP), Vitória (ES), Curitiba (PR), Brasília (DF). Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Belém (PA), Recife (PE) e Fortaleza (CE). Salvador (BA) ocupa a última posição da lista, como a capital com menores condições para atuais e futuros empreendedores.

As 14 cidades foram avaliadas a partir de sete "pilares": ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura. Elas recebem notas que variavam de um a dez. Quanto mais próximo de dez, mais favorável é o ambiente ao empreendedorismo.

Segundo o estudo, o sucesso de Florianópolis pode ser explicado pelo 'planejamento' da cidade, que começou em meados da década de 1950 e ganhou força a partir da década de 1980. Há 30 anos, Florianópolis, uma região com poucas empresas até então, provavelmente não imaginaria atingir um resultado tão expressivo. Mas a análise final apresentada mostra que é possível construir uma cidade com um bom ambiente para empreendedores, e evidencia o papel central do formulador de políticas públicas ao arquitetar um futuro promissor para sua comunidade. Uma cidade bem sucedida depende do alinhamento econômico, governamental e social.

Outro fator, de acordo com a pesquisa, é o nível educacional da população local.

"Florianópolis é líder em capital humano por reunir amplo acesso e qualidade em suas escolas e universidades. A cidade pode ser considerada um polo com mão de obra capacitada, com mais de 30% da população com diploma de graduação", informa o estudo.

Mesmo com uma grande proporção de mão de obra qualificada e uma alta renda per capita, a remuneração está abaixo da média das cidades analisadas: dirigentes em Florianópolis têm um salário médio igual a 45% do praticado em São Paulo.


Além disso, de acordo com o levantamento, Florianópolis apresenta "uma infraestrutura equilibrada, com fácil mobilidade, boa segurança e custos de imóveis e energia elétrica abaixo da média. É também a capital analisada com a população mais ligada à internet, com quase 80% das pessoas conectadas".

O estudo, entretanto, aponta que os principais desafios para a capital catarinense são o "mercado restrito", "a necessidade de buscar investimento ao longo do tempo" e "a morosidade do ambiente regulatório".


Acesse nosso novo site: www.adimoveis.com.br
Consulte nossos corretores de plantão: (48) 3224-9495 / 3035-2727

Reprodução: Google / BBC / Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário